Em vídeo, Bittar e Gladson se unem em prol da revitalização do Igarapé São Francisco

Por Wanglézio Braga

Um dos mananciais mais poluídos no Acre, o Igarapé São Francisco vai ser alvo de uma importante ação. O governador Gladson Cameli (PP) e o senador Márcio Bittar (MDB), juntos, anunciaram repasse de R$ 200 milhões de reais que devem ser investidos para a execução de limpeza, desbarrancamento e outros problemas estruturantes que vem à tona em épocas de alagação.

“Meus amigos, com a revitalização do Igarapé São Francisco vamos beneficiar 60 mil moradores, resolvendo problemas como a alagação, que neste ano afetou muitas famílias. A obra contará com investimento de mais de R$ 200 milhões e será executada pelo governo do Estado graças ao esforço do nosso senador Márcio Bittar e apoio do governo federal”, informou Cameli que exaltou que na “campanha de 2018, a revitalização era um projeto do senador”.

Nas redes sociais, a equipe do governo deu destaque para um vídeo institucional onde Gladson e Bittar comentam do montante que foi destinado à revitalização do igarapé. Na mídia, o governo promete “resolver os problemas da alagação”, no entanto, o desafio vai muito além de injetar dinheiro para a revitalização. Vale lembrar que o manancial percorre cerca de 20 bairros na capital acreana, influenciando na vida de aproximadamente 60 mil famílias.  

No projeto apresentado pelas autoridades, contempla ainda a criação de parques ambientais, urbanização de diversas áreas e a drenagem das águas nos trechos propícios às cheias.

Segundo o Senador Márcio Bittar, a verba vem de investimentos do Ministério do Meio Ambiente, do Governo Federal, tendo ajuda do governo estadual e fiscalização do Ministério Público do Estado e outros órgãos competentes. 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.