Por Wanglézio Braga
Um dos mananciais mais poluídos no Acre, o Igarapé São Francisco vai ser alvo de uma importante ação. O governador Gladson Cameli (PP) e o senador Márcio Bittar (MDB), juntos, anunciaram repasse de R$ 200 milhões de reais que devem ser investidos para a execução de limpeza, desbarrancamento e outros problemas estruturantes que vem à tona em épocas de alagação.
“Meus amigos, com a revitalização do Igarapé São Francisco vamos beneficiar 60 mil moradores, resolvendo problemas como a alagação, que neste ano afetou muitas famílias. A obra contará com investimento de mais de R$ 200 milhões e será executada pelo governo do Estado graças ao esforço do nosso senador Márcio Bittar e apoio do governo federal”, informou Cameli que exaltou que na “campanha de 2018, a revitalização era um projeto do senador”.
Nas redes sociais, a equipe do governo deu destaque para um vídeo institucional onde Gladson e Bittar comentam do montante que foi destinado à revitalização do igarapé. Na mídia, o governo promete “resolver os problemas da alagação”, no entanto, o desafio vai muito além de injetar dinheiro para a revitalização. Vale lembrar que o manancial percorre cerca de 20 bairros na capital acreana, influenciando na vida de aproximadamente 60 mil famílias.
No projeto apresentado pelas autoridades, contempla ainda a criação de parques ambientais, urbanização de diversas áreas e a drenagem das águas nos trechos propícios às cheias.
Segundo o Senador Márcio Bittar, a verba vem de investimentos do Ministério do Meio Ambiente, do Governo Federal, tendo ajuda do governo estadual e fiscalização do Ministério Público do Estado e outros órgãos competentes.