Governo do Brasil rompe com aliança ultraconservadora criada por Trump

O novo governo federal comunicou nesta semana que rompeu com o Consenso de Genebra, a aliança ultraconservadora criada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump com apoio de Jair Bolsonaro.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, “essa aliança de mais de 30 países tem entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Também nesta semana, o Itamaraty anunciou o embaixador Sérgio França Danese como representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, e uma série de novos secretários que vão completar o time do chanceler Mauro Vieira.

Em comum, são nomes experientes que já desempenharam um ou dois postos de representação do Brasil.

 

[CNN]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.