Prefeitos do Acre têm até hoje para contestar a estimativa populacional do IBGE

Por Wanglézio Braga 

Foto: Reprodução AMAC

Os 22 prefeitos do Acre tem até hoje (16) para contestar a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é importante porque é utilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para calcular o coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Se os prefeitos não fizerem o pedido, as cidades correm o risco de perder verbas importantes, com reajuste, como por exemplo, do Fundo de Participação de Estados e Municípios. A verba é uma das maiores a compor a receita municipal.

A estimativa é referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Segundo o levantamento, a população do Acre aumentou, mas ainda não alcançou a marca de 1 milhão de habitantes. No registro total, o estado tem 894.470 habitantes. Pelo menos quatro cidades vão ter um aumento considerado no repasse no ano que vem. O Brasil teve aumento populacional de 0,77% em um ano, alcançando a marca de 211,8 milhões de habitantes.

A equipe do Portal O Rio Branco entrou em contato com algumas prefeituras e questionou sobre a intenção de pedir a revisão ou não dos números propostos pelo IBGE:

Da capital Rio Branco, fomos informados que o executivo municipal não vai entrar com o processo de revisão. A segunda maior cidade, Cruzeiro do Sul, a nossa equipe não recebeu resposta por parte da Assessoria de Comunicação. Brasiléia, na Fronteira, também não respondeu aos nossos questionamentos. Sena Madureira manifestou intenção, porém, fomos informados que a decisão final será do prefeito.

Veja a estimativa populacional de cada município do Acre:

Acrelândia - 15.490

Assis Brasil - 7.534

Brasiléia - 26.702

Bujari - 10.420

Capixaba - 12.008

Cruzeiro do Sul - 89.072

Epitaciolândia - 18.696

Feijó - 34.884

Jordão - 8.473

Mâncio Lima - 19.311

Manoel Urbano - 9.581

Marechal Thaumaturgo - 19.299

Plácido de Castro - 19.955

Porto Walter - 12.241

Rio Branco - 413.418

Rodrigues Alves -19.351

Santa Rosa do Purus - 6.717

Senador Guiomard - 23.236

Sena Madureira - 46.511

Tarauacá - 43.151

Xapuri - 19.596

Porto Acre - 18.824

Como é feita a estimativa populacional?

As populações dos municípios foram estimadas por método matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. 

O método baseia-se na população estadual projetada e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. 

As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais que tenham ocorrido entre os municípios após 2010.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.