Prazo para realizar as convenções termina hoje, capital acreana tem sete candidatos na disputa

Por Marcelina Freire

Os partidos têm até esta quarta-feira, 16, para realizarem as convenções partidárias e definirem seus candidatos, tanto para os cargos majoritários (prefeitos e vice-prefeitos) quanto para os cargos proporcionais (vereadores). Nos 22 municípios acreanos os participantes da corrida eleitoral já estão praticamente definidos. Rio Branco tem sete candidatos a prefeito até o momento.

Até o momento já realizaram as convenções partidárias, e definiram seus candidatos os Partidos dos trabalhadores ((PT), Partido Social Cristão (PSC),  Partido Social Democracia Brasileira (PSDB),  Partido Progressista (PP), o Avante, Partido Social Brasileiro (PSB) e o Movimento Democrático Brasileira (MDB). Mas, o Partido comunista do Brasil (PCdoB) marcou uma convenção, o que pode elevar o numero de concorrentes nesta disputa.

Confira os candidatos já definidos: 

O nome do deputado estadual, Daniel Zen, foi o escolhido como candidato a prefeito de Rio Branco nas eleições municipais deste ano, pelo PT. A convenção ocorreu   neste domingo (13) na sede de uma agência de publicidade  em Rio Branco. Como candidato a vice-prefeito na chapa foi escolhido o professor Cláudio Ezequiel, do Psol.

Já o representante do PSC, é Jamyl Asfury, a escolha do nome do ex-deputado estadual por dois mandatos, aconteceu durante a convenção do partido no último sábado, 12, no palácio do comércio em Rio Branco. Asfury, terá como vice a assistente social Vanda de Paula, também do PSC.

O avante definiu o nome do empresário Jarbas Soster, como candidato a prefeito de Rio Branco nas eleições municipais deste ano. A convenção aconteceu também neste sábado, 12, Hotel Holliday Inn Express no Centro de Rio Branco. Para candidato a vice-prefeito na chapa foi escolhido o ex-vereador por Rio Branco Afonso Fernandes, do Democracia Cristã.

O PSDB definiu em convenção neste sábado (12) o nome do  professor universitário   Minoru Kinpara, como candidato a prefeito de Rio Branco nas eleições municipais deste ano. A convenção ocorreu no Hotel Terra Verde, no Centro da capital acreana. Como candidato a vice-prefeito na chapa foi escolhido o empresário Celestino Bento, do PSL.

Tião Bocalom foi  o escolhido do Partido Progressistas (PP) como candidato a prefeito de Rio Branco nas eleições municipais deste ano. A convenção aconteceu na ultima sexta-feira, 11, como candidata a vice-prefeita na chapa foi escolhida a ex-deputada federal Marfisa Galvão, do PSD.

O MDB definiu em convenção, na ultima segunda-feira, 14, o advogado Roberto Duarte como candidato a prefeito de Rio Branco nas eleições municipais deste ano. A convenção ocorreu na quadra do Colégio Meta, no bairro Abrahão Alab, em Rio Branco. Como candidata a vice-prefeita na chapa foi escolhida a missionária e ex-deputada federal Antônia Lúcia, do PL.

Também na ultima segunda-feira, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) definiu em convenção a prefeita Socorro Neri como candidata a reeleição para a prefeitura de Rio Branco nas eleições municipais deste ano.

A convenção ocorreu na sede de um buffet, localizado no bairro Bosque, em Rio Branco. Como candidato a vice-prefeito na chapa foi escolhido o advogado Eduardo Ribeiro, do PDT.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.