Governo realiza primeiro encontro de alinhamento estratégico de 2020

Para definir as ações a serem executadas no ano de 2020, foi realizado nesta quinta-feira, 16, o 1° Encontro de Alinhamento Estratégico da gestão do governo Gladson Cameli. O encontro contou com a participação de secretários de Estado, secretários adjuntos, presidentes, diretores-presidentes e diretores.

Durante o seu discurso, Gladson Cameli agradeceu aos gestores pelo trabalho desenvolvido no ano de 2019 e pediu o empenho de cada um para que os planos de governo para os próximos anos sejam executados de forma célere e de acordo com o previsto pelo governo.

“Minhas palavras são de agradecimento, por mais que em algum momento tenha me expressado de forma crítica e nada melhor que o tempo para permitir uma análise e ver como foi o ano de 2019. Alcançamos todos os nossos objetivos, por isso eu vim agradecer o empenho de cada um, porque o fato é que, em meio a todas as dificuldades, uma reforma administrativa, renegociação de dívida, dentre outras questões, nós conseguimos alcançar os objetivos de 2019”, enfatizou o governador.

O chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade considera que o ano de 2020 será diferenciado. “Esse é um ano de recomeços. É um ano que o orçamento foi elaborado por nossa equipe, então temos que nos empenhar ao máximo para dar o resultado daquilo que o governador espera e, principalmente, que a sociedade merece”, destaca Ribamar Trindade.

“Esse é um evento de trabalho em que a secretária Maria Alice colocou todo o empenho da secretaria, porque o ano de 2019 foi um ano de aprendizado e esse é o ano de colocarmos em prática o Plano Plurianual do Acre (PPA), feito a partir das nossas propostas e o nosso conhecimento, das nossas potencialidades e dificuldades. Tem que ser aproveitado ao máximo no nosso evento para que efetivamente e estrategicamente trabalhe  em conjunto”, explica secretário em exercício da Seplag, Roberto Feres.

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Jarbas Anute, responsável pela apresentação do planejamento estratégico, mostrou pontos de alerta, contextualizando sobre o impacto e esforços para superar os problemas críticos herdados, a capacidade de execução orçamentária de 2019.

“Propositalmente, esse encontro se chama 1° Encontro de Alinhamento Estratégico, para fazermos frente às demandas críticas, montarmos uma estratégia de ataque aos principais problemas e, principalmente, elaborarmos um plano de execução mais eficiente e fiscal dos recursos que já temos assegurados”, explica Jarbas Anute.

O primeiro do ciclo de encontros teve por finalidade o alinhamento político, com o objetivo de institucionalizar o Acordo de Resultado, garantindo a execução eficiente das metas prioritárias e estabelecendo uma agenda positiva de governo para 2020.

Na ocasião, o governador assinou o decreto que regulamenta regras gerais para a celebração de acordos de resultados, como órgãos públicos, integrantes da administração direta e quantidades da administração indireta.

Planejar, executar, verificar e agir

Para desenvolver o planejamento das ações, os secretários receberam material de apoio com o plano de governo, relatório de indicadores, mapa estratégico do governo, plano plurianual (PPA 2020-2023), portfólio de investimentos (fontes 500 e 200) e anexo do Acordo de Resultados (planejamento de metas 2020).

Estão previstos mais dois encontros para finalizar o alinhamento estratégico. O segundo será sobre alinhamento gerencial e técnico, em que serão apresentados instrumentos governamentais de planejamento e a elaboração dos Acordos de Resultados. No último encontro será realizada a apresentação setorial das metas prioritárias e assinatura dos Acordos de Resultados.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.