Milionário, candidato a prefeito de Brasiléia com 79 anos é o mais idoso das eleições no Acre

Por Wanglézio Braga

Dos 3.013 candidatos que pediram para concorrer às eleições municipais no Acre, neste ano, apenas seis possui faixa etária entre 75 a 79 anos. O número corresponde a 0,20% dos que almejam uma das vagas no pleito que ocorrerá no dia 15 de novembro.

Portal O Rio Branco em consulta ao DivulgaCand2020, na manhã de hoje (15), teve acesso ao mapa completo da faixa etária dos candidatos que possuem idade igual ou superior a 60 anos.

Nascido em 06 de agosto de 1941, na cidade de Araçatuba (SP), Manoel Prete (PSDB) é o candidato mais velho desta eleição em nosso estado. Ele tentará a vaga de Prefeito de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia. Prete é também um dos milionários desse pleito, pois declarou R$ 3,4 milhões de reais ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao registrar sua candidatura. Possui ensino fundamental incompleto e sua ocupação é produtor agropecuário.

O segundo mais velho é o candidato a vereador em Sena Madureira, Beré Teixeira (PSD). Ele nasceu em Sena Madureira, é casado, possui ensino fundamental e nasceu em 22 de outubro de 1941, ou seja, Beré está prestes há completar 79 anos.

Se fossem eleitos, ambos terminariam os mandatos, de quatro anos, com 83 anos. Vale lembrar que a Constituição Federal, de 1988, não prevê idade máxima para que uma pessoa concorra a um mandato eletivo, apenas idades mínimas.

Em nosso estado, a grande maioria dos candidatos têm idade entre 40 a 44 anos, isso representa 18,22%. O segundo maior grupo é dos candidatos com idade entre 35 a 39 anos, ou seja, 16,73% do número total. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.