Do Acre, apenas Petecão não está apto a concorrer ao “Oscar do Congresso em Foco”

Por Wanglézio Braga

Deputados federais e senadores da república aguardam com muita expectativa o prêmio “Congresso em Foco”, considerado o Oscar da Política Brasileira. O prêmio é entregue aos melhores parlamentares que exerceram os seus mandatos em 2020. A votação que acontece via internet e por jornalistas que cobrem a Câmara e Senado Federal, além de um júri especializado, começará com crivo no dia 17 e terminará em 31 de julho.

Na seleta lista composta por centenas de deputados federais, todos os representantes do Acre tiveram os seus nomes incluídos: Alan Rick (DEM), Vanda Milanni (Solidariedade), Flaviano Melo (MDB), Jéssica Sales (MDB), Jesus Sérgio (PDT), Manuel Marcos (Republicamos), Mara Rocha (PSBD) e Perpétua Almeida (PCdoB).

Diferentemente do cargo de senador da república, dois dos três senadores do Acre estão participando da votação: Mailza Gomes (PP) e Márcio Bittar (MDB).  Petecão (PSD) que já foi indicado em legislaturas anteriores ao prêmio, não aparece desta vez. Segundo o levantamento do Congresso em Foco juntamente ao Supremo Tribunal Federal (STF), o senador acreano consta com processo em andamento na justiça. Não foi informada a causa, apenas o número da petição (PET 7661).  

Segundo o Congresso Em Foco, a lista é composta por congressistas que não respondam a acusações criminais e que tenham ocupado o cargo por ao menos 60 dias este ano. O site informou que a relação está sujeita a mudanças até o próximo dia 16, prazo final para inclusão ou exclusão de nomes.

“Para disputar o prêmio, o parlamentar que não aparece na relação dos congressistas aptos deverá apresentar documentação que comprove que não tem mais contas a prestar com a Justiça. O nome também poderá ser retirado da lista caso seja constatado posteriormente que o/a congressista responde a inquérito ou ação criminal”, diz o regulamento. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.