Petecão garante oito folgas extras aos servidores do Senado Federal, neste ano

Por Wanglézio Braga

Foi publicado no Diário Oficial do Senado (DOS) pelo primeiro secretário e senador da república, Sérgio Petecão (PSD) a lista dos feriados e folgas do senado. Os servidores daquela casa de leis terão direito a oito folgas extras em 2020. Ele determinou ainda que alguns feriados nacionais serão compactados ou alongados isso influenciou a criação de pelo menos oito pontos facultativos no calendário.

De acordo com reportagem do site Congresso em Foco, a medida de Petecão possibilita que “os servidores do Senado só precisarão voltar do Carnaval na quinta-feira. Isso porque o ponto facultativo que é tradicional na segunda e na terça-feira de Carnaval foi estendido para a Quarta-Feira de Cinzas. Da mesma forma, na Semana Santa, o feriado não vai começar na Sexta-Feira da Paixão, mas já no dia anterior, quinta-feira”.

A decisão do senador acreano diz ainda que em "dias de guarda dos credos e religiões, não relacionados nesta portaria, poderão ser compensados, mediante prévia autorização da chefia imediata". Mas o senador assegurou que serviços essenciais nas áreas administrativas e legislativas do Senado serão garantidas mesmo que “folga compensatória nos dias que antecedem ou sucedem os feriados e pontos facultativos".

"o presente calendário poderá sofrer alterações, mediante prévia comunicação, em face da peculiaridade do funcionamento do Poder Legislativo", conclui o decreto do legislativo. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.