Vagner Sales sobra no Governo e Cameli revoga nomeação

Por Wanglézio Braga

Após a exoneração de Alysson Bestene como Secretário de Saúde do Acre, o governador Gladson Cameli (PP) resolveu revogar o Decreto 064/2019 que nomeou o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, na Secretaria de Articulação Política. Na edição de hoje (12) do Diário Oficial (DOE), o executivo tornou sem efeito a nomeação do seu parente.

Recentemente, durante a Reforma Administrativa, Gladson criou a Secretaria de Relações Políticas e Institucionais e sepultou de vez a Secretaria de Articulação Política que contemplava o ex-prefeito e que foi criada ainda na gestão do PT. Porém, bem antes, o governo do Acre já havia recebido recomendações de exonerar Vagner Sales pelo fato dele já ter sido condenado.

No lugar de Vagner Sales, Gladson nomeou o próprio Alysson Bestene. O Decreto já havia sido publicado na edição de ontem (11) do próprio Diário Oficial. Vale comentar que Cameli está fora do estado, cumprindo agenda no Peru e quem assumiu o governo foi o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), deputado Nicolau Júnior tendo em vista que o vice-governador, Wherles Rocha (PSDB) também se encontra fora do Acre. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.