Antonia Sales comemora chegada de carreta do Hospital de Amor no Juruá

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Antonia Sales (MDB) destacou a chegada da carreta do Hospital de Amor no Vale do Juruá. A carreta com equipamentos de última geração faz parte de um projeto itinerante que vai realizar exames preventivos para diagnosticar o câncer do colo do útero e o câncer de mama, atendendo gratuitamente as mulheres da região. A parlamentar foi autora da indicação para que o governo do Acre assinasse convênio com o hospital para atendimentos na Capital e municípios. A emedebista frisou que conseguiu envolver os demais parlamentares do Poder Legislativo no apoio ao convênio do Hospital de Amor que também garantiu a parceria da deputada Jéssica Sales (MDB), que destinou R$ 400 mil para as ações da unidade no Acre.

Ainda segundo a deputada, o convênio realizado com o governo do Estado e que poderá ser estendido às prefeituras vai garantir 8.300 atendimentos de mamografias, exames de colo de útero e PCCU por mês. “Essa é uma vitória para todas as mulheres que precisam de um atendimento desses, com a mesma qualidade de Barretos, de São Paulo. Neste sentido, estou muito realizada e feliz pelas mulheres do Vale do Juruá, ontem foi de fato um dia de muita alegria. Estou muito feliz com essa itinerante da carreta do Hospital de Amor e espero que as mulheres possam cada dia mais ter seus direitos atendidos, principalmente, na área da saúde”, frisou Antonia Sales. Os atendimentos serão realizados até o dia 16 em Mâncio Lima e depois a carreta seguirá para o município de Rodrigues Alves onde atenderá entre os dias 17 e 21. A carreta terminará seu primeiro itinerante naquela região com atendimentos em Cruzeiro do Sul, do dia 24 de maio até o dia 18 de junho.

Na explicação pessoal, a emedebista disse que é preocupante a informação de que os municípios não poderão contar com as 110 máquinas pesadas adquiridas pelo governo do Acre, por meio de um convênio com a Sudam. “Já era para estar entrando os tratores. Recebemos a notícias que essas máquinas, que são 110 máquinas que foram adquiridas por R$ 40 milhões, foram tomadas por falta de pagamento. Isso está tirando o sono dos nossos agricultores. Eles estão desesperados. Até agora não se sabe o que nosso governo vai fazer para resolver essa situação”, concluiu.

[Agência Aleac]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.