Bocalom torna sem efeitos as nomeações de ex-assessores da gestão Socorro Neri

Por Wanglézio Braga/ Foto: Reprodução

O prefeito Tião Bocalom (PP) voltou atrás com as nomeações de comissionados que trabalharam na prefeitura durante a gestão da Frente Popular do Acre (FPA), mais especificamente da ex-prefeita Socorro Neri (PSB). Na edição de hoje (12) do Diário Oficial do Estado (DOE), o progressista tornou sem efeito as nomeações de Saimon Perceu Malaquias Leite, Maria Aurivan Araújo Prado Alencar e Francisca Marisanta Afonso Gama.

Nos últimos dias, Bocalom foi bastante criticado por conta dessas nomeações. Durante a campanha eleitoral, ele frisou que não iria nomear petistas em sua gestão caso fosse eleito. Tal ‘compromisso’ ganhou o aval de muitos eleitores antipetistas. Mas, a ideia logo foi esquecida e não demorou muito aparecer no Diário Oficial do Estado a relação de ex-servidores da gestão da FPA como novos comissionados na prefeitura. Aliados de Bocalom não deixaram barato e usaram as redes sociais para fazer a devida cobrança, o que causou os primeiros desgastes de sua gestão.

Sobre as nomeações, a prefeitura justificou que os comissionados possuem amplo domínio de suas respectivas áreas e que eles iriam treinar os novos servidores. Também foi informado que o prefeito Bocalom pediu 100 dias para que os comissionados pudessem concluir suas designações e que logo em seguida todos seriam exonerados.

Uma das lideranças do PT, o ex-senador Jorge Viana reagiu à justificativa de Bocalom. Ele fez uma manifestação via Twitter e considerou a medida “inacreditável”. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.