Líder Comunitário denuncia que moradores da Cidade do Povo estão abandonados

Por Wanglézio Braga

Quem assistiu a sessão da Câmara de Vereadores de Rio Branco, realizada na manhã de hoje (11), deve ter notado que houve a participação especial de um líder popular através do projeto “Tribuna Popular”. A ideia é que a comunidade faça uso do dispositivo trazendo reivindicações que possam ser acolhidas pelos vereadores e pelos poderes. Robson Silva

Na sessão de hoje, durante o pequeno expediente, o líder comunitário da Cidade do Povo, Robson Silva, abriu os trabalhos relatando diversos problemas que os moradores enfrentam nas áreas da Saúde, Infraestrutura e Transporte Público. Na ocasião, ele enalteceu a importância da Tribuna Popular e fez um agradecimento ao vereador do PT, Mamad Dankar autor do projeto.

Robson disse que “A prefeita Socorro Neri esqueceu-se do nosso bairro. Só tá fazendo manutenção nos bairros das pessoas de classe média e classe média alta, que são das classe dos ‘bacanas’. E os bairros periféricos estão esquecidos! Eu tentei uma agenda com a prefeita, mais nunca conseguimos. Nós queríamos manutenção asfáltica principalmente nas vias principais dos ônibus, muitos sofrem por falta de estrutura. Queremos pedir ao líder da prefeita que ela fosse até o nosso bairro fazer uma visita e ver de perto os nossos problemas”.

Em seguida, as queixas de Robson se concentraram nas áreas da Saúde. Ele denunciou que há quatro meses, o dentista do posto de saúde da Cidade do Povo não comparece para atender a comunidade. Ele relatou que muitos estão tirando o dinheiro da alimentação para marcar uma consulta particular com um especialista.

“Há mais de quatro meses não tem um dentista para atender a comunidade. Se tirarmos R$ 50 reais do bolso, vai faltar para a comida. Vivemos num dilema, de sentir dor ou comer. No nosso módulo de saúde, também, falta uma simples técnica de enfermagem para fazer exames nas mulheres”, denunciou.

Por fim, o líder comunitário relatou as dificuldades com o transporte público. Segundo ele, a empresa responsável pelo serviço envia ônibus deteriorados para atender a comunidade. Robson disse ainda que a prefeitura não tem feito a sua parte para pavimentar os corredores onde os veículos passam e isso ocasiona em problemas para todos.  

“Esquecimento do poder público no Bairro Cidade do Povo é muito grande. Espero que os senhores nos ajudem e deixem de andar na cidade do povo só quando for à época de campanha política. Pedimos aos vereadores que mande a prefeita andar de ônibus, andar pelas ruas e compreenda a nossa situação”, finalizou. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.