Minoru fala em climatizar Terminal Urbano e Bocalom em melhorias no Mercado da Estação

Por Wanglézio Braga

As redes sociais dos pré-candidatos a prefeito de Rio Branco amanheceram hoje (10) cheias de sugestões e ideias para os pontos importantes da cidade. O pré-candidato pelo PSDB, Minoru Kinpara sugeriu climatizar o Terminal Urbano, o principal ponto de integração do sistema de transporte público enquanto que o pré-candidato Tião Bocalom (PP) nutre a ideia de reestruturar o Mercado Municipal da Estação Experimental.

“Quase 60 mil pessoas passam pelo Terminal Urbano de Rio Branco todos os dias. O espaço fica aberto das 5h às 23h30. Temos um projeto preparado para o lugar. Queremos modernizar o atendimento, a vivência e a prestação de serviços no Terminal Urbano. Para isso, pretendemos fazer uma ampla reforma e adequações nas estruturas existentes. O nosso diferencial será a climatização das passarelas de pedestres do Terminal Urbano com a utilização de energia solar”, comentou Kinpara.

Kinpara disse ainda que “Também é importante pensar nos coletivos. Nosso projeto consiste em que 100% da frota de ônibus da capital possua Wi-Fi grátis, ar-condicionado e tomadas de carregamento de celular. Como fazer isso? Em parceria com a iniciativa privada. Já temos o modelo pronto e que já foi testado com sucesso em outras cidades brasileiras”.

Quem também se manifestou com propostas foi Bocalom. “Nossa segunda-feira começou cedo com visitas ao Mercado Municipal da Estação Experimental para conversar com feirantes, populares e discutir melhorias para o local, que sofre com problemas de infraestrutura. Já fui prefeito, sei das dificuldades que as pessoas passam e vim aqui conhecer de perto as necessidades desse espaço que é fonte de renda diária para muitas famílias. Falta manutenção e cuidados diários do governo municipal para o mercado”, comentou Bocalom.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.