Odontóloga quer mandato de vereadora para combater injustiças sociais na Capital

Por Antonio Muniz

A odontóloga Suelen Carlos, pré-candidata a vereadora pelo Patriota, além de excelente profissional de saúde, também já demonstrou ter espirito empreendedor e tirocínio administrativo. Na semana passada, em entrevista ao jornalista Antonio Muniz, no programa RB Notícias, ao vivo na TV Rio Branco-SBT, ela falou um pouco de sua trajetória profissional e apresentou algumas propostas que pretende coloca-las em prática a partir de fevereiro de 2021, caso seja eleita pelos eleitores da capital acreana.

Especialista em Endodontia e Ortodontia, duas especialidades de fundamental importância á nossa saúde bucal, Suelen administra a real Odonto há 15 anos e acaba de revitalizar a Clínica Sabin, que estava fechada há mais de cinco anos. Ela lembra que a real Odonto, pelo tempo e a qualidade dos produtos e serviços, já se tornou referência quando se fala em odontologia e suas diversas especialidades. Já a Clínica Sabin, a pesar de ter ficado fechado por algum tempo, já é mais antiga e, por isso, dispensa apresentação.

Suelen lembra que a odontologia é área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático - compreende o crânio, a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. No Brasil a Odontologia se configura como especialidade médica autônoma, desta forma o cirurgião-dentista detém de todas as prerrogativas médicas inerentes ao exercício profissional.

A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais. 

Ainda segundo Suelen, existem três tipos básicos de ortodontia quando classificamos quanto o momento da abordagem, a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva. A preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. A interceptativa é uma ortodontia focada em "parar" a formação do problema. A corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado.

Integrante da Igreja Batista do Bosque, cujo templo sede agora é no bairro Portal da Amazônia, Suelen é casada e empresária, acadêmica de medicina e ,mesmo assim, encontra tempo para pensar algo que posso direto ou indiretamente melhorar as condições de vida da população, sobretudo das pessoas mais humildes que mais precisam de apoio do poder público. “Eu e minha família há muitos anos decidimos desenvolver ações sociais, sem pensar em candidatura”, afirmou Suelen. Apesar de ser evangélica, ela pretende fazer trabalho abrangente, caso seja eleita.

Suelen optou por se filiar ao Patriotas atraída pelo manifesto, programa e estatuto do partido. O partido defende o aumento no investimento das forças armadas e a segurança pública e a adoção do modelo econômico Liberal para ajudar no desenvolvimento econômico do país.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.