CPI da Covid aprova convocação de Osmar Terra

A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira (9) requerimento de convocação do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro. Terra é suspeito de ter organizado o grupo de médicos que integram o chamado “gabinete paralelo” de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia da covid-19.

O deputado, que se reuniu diversas vezes com Bolsonaro no ano passado, também é um dos que mais dissemina notícias falsas no Twitter, segundo levantamento do Radar Aos Fatos.  Entre outros requerimentos aprovados nesta quarta estão a convocação de Franciele Francinato, coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) para que preste depoimento, e ainda o que pede uma acareação entre ela e a ex-secretária de enfrentamento à covid-19, Luana Araújo. A acareação deve focar na vacinação de gestantes. Ainda foi aprovado o requerimento que altera a classificação de documentos recebidos pela CPI, para manter sob sigilo apenas aqueles classificados por lei.

[Congresso em foco]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.