Votação da LDO estaria condicionada à demissão de Ribamar Trindade

Da redação

A rediscussão e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano, a LDO-2020, segundo fontes do Palácio Rio Branco, estaria condicionada à demissão do secretário de Gabinete Civil, Ribamar Trindade.

Como o secretário teve sua saída confirmada na tarde desta terça-feira, 24 horas depois o governador Gladson Cameli deve se reunir com a base aliada na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac). O encontro será realizado no Palácio Branco.

Com Ribamar longe do governo, Gladson volta a ter total apoio da base governista e poderá reverter o quadro no voto, embora a oposição, liderada pelo vice-presidente da Aleac, deputado Jenilson Leite (PSB) questionar a legitimidade e a legalidade do processo de reversão.

O novo secretário de ações estratégicas, Thiago Caetano, que se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior (PP). O governador quer paciência, e normalidade na nova fase de relação política que se inicia sem o Ribamar na Casa Civil.

Por falta de articulação política no período em que a LDO era discutida na Aleac, a matéria acabou sendo rejeitada. Agora, com apóio dos deputados governistas, Gladson tenta reverter o quadro.

O governo tem pressa pelo fato de ter, legalmente, como abrir o orçamento. O problema se agrava pelo fato de a maioria dos parlamentares se encontrar em viagem, já que  Aleac ainda viver recesso parlamentar. O líder do governo Gehlen Diniz e a maioria dos membros mesa diretora também esta viajando.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.