Ribamar Trindade deixa o governo Gladson Cameli

Por Stalin Melo

Uma reunião realizada esta semana no Palácio Rio Branco decretou o desligamento de um dos principais articuladores do governo Gladson Cameli, o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade. O anúncio da saída do assessor foi feita pelo próprio governador na manhã desta quinta-feira, 07.

De acordo com informações de fontes do Palácio Rio Branco, as relações entre o governador e o chefe da Casa Civil já vinham arranhadas há algum tempo e teria se acentuado com o fato de Gladson não ter conseguido indicar o agora ex-assessor ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Na verdade, Trindade já havia saído do governo em 2019 mas a pedido do governador acabou retornando. Agora, ele sai em um momento em que a reforma administrativa sequer foi colocada em prática.

Ainda de acordo com fontes palacianas, Trindade não teria gostado do fato do governador ter criado, dentro da reforma, a Secretaria de Governo (Segov), na verdade uma supersecretaria, e que ainda não tem ainda um chefe definido, sendo especulado, por enquanto, o nome do secretário Alysson Bestene, pessoa de confiança do governador, e da ex-prefeita Socorro Neri.

A exoneração de Ribamar Trindade da Casa Civil do governo deverá ser publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE).

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.