Governo celebra termo de cooperação para realização de cursos profissionalizantes e tecnológicos

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, assinou na noite deste sábado, 3, o termo de cooperação técnica entre o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) para a realização de cursos nas modalidades de educação profissional e tecnológica. O convênio entre os dois órgãos tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Para Cameli, proporcionar formação educacional de qualidade para a população é um dos pilares de seu governo. O gestor acredita que este tipo de investimento mudará o futuro do Acre.

“A educação é o melhor investimento que um governante pode fazer pelo seu povo e é isso que estamos promovendo aqui nesta noite. Saibam que ações como esta têm o meu total apoio porque a partir dessa assinatura eu tenho certeza que a vida de muitas pessoas vai mudar para melhor”, afirmou.

Pelo acordo, o Ieptec fica responsável pela efetivação de matrículas, pelo acompanhamento do controle e registro da vida escolar dos educandos, pela seleção e capacitação dos mediadores que atuarão na formação profissionais, elaboração da proposta pedagógica, entre outros pontos.

Já o IMC terá que garantir todas as condições necessárias para a execução das atividades do plano de trabalho, promoção do intercâmbio interinstitucional na troca de informações, supervisionar o conteúdo técnico das atividades, dentre outros.

Segundo o diretor-presidente do Ieptec, Francineudo Costa, a partir desta parceria será possível garantir a formação de centenas de pessoas por meio dos cursos que serão oferecidos gratuitamente pelo instituto.

“Este termo é uma iniciativa para que nós possamos ofertar cursos profissionalizantes para atender às demandas do IMC que tem justamente a proposta de oferecer serviços ambientais e dentro desta área está a formação da população tradicional, indígenas e produtores familiares. Temos a Escola Agrícola que estará ofertando cursos nas áreas de floresta, agroecologia, piscicultura e nas mais diversas áreas do agronegócio”, pontuou .

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Carlito Cavalcanti, o convênio firmado será muito importante para a efetivação das políticas públicas voltadas para a área de capacitação educacional da atual gestão estadual.

“Essa cooperação é muito importante porque entra em uma área que é essencial para tudo que o governo está pretendendo e a educação é transformadora e é ela que vai dar a base para que o nosso governo tenha realmente competência e expertise para desempenhar bem suas funções e fazer as mudanças que melhorem a vida das pessoas”, ressaltou.

O evento foi realizado no estande do Ieptec no Parque de Exposições e faz parte da programação oficial da Expoacre, a maior feira de agronegócios e entretenimento do estado que neste ano chega a sua 46ª edição.

 

Agência 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.