Rosa abre os trabalhos do STF prometendo o ‘rigor da lei’ para golpistas

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, abriu o Ano Judiciário, na manhã desta quarta, 1º, assegurando que os golpistas que vandalizaram o prédio do tribunal serão punidos. “Assevero, em nome do Supremo Tribunal Federal, que, uma vez erguida da Justiça a clava forte, sobre a violência cometida em 8 de janeiro, os que a conceberam, os que a praticaram, os que a insuflaram,e os que a financiaram serão responsabilizados com o rigor da lei”, disse a ministra, sob fortes aplausos dos presentes. 

Na sessão solene — a primeira no plenário do Supremo, totalmente reconstruído após as depredações causadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro —, estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

A magistrada afirmou que “vândalos com total desapreço pela res publica” destroçaram bens públicos sujeitos a proteção especial, como mobiliários, tapetes e obras de arte, estilhaçaram vidraças, espelhos e luminárias, rasgaram retratos e livros, mas não conseguiram destruir a democracia. “Que os inimigos da liberdade saibam que, no solo sagrado deste tribunal, o regime democrático permanece inabalável”,disse Rosa. Segundo ela, o resultado dos atos golpistas foi o “enaltecimento da dignidade da Justiça”. “Não sabiam os agressores de 8 de janeiro que o prédio sede do Supremo Tribunal Federal, enquanto símbolo da democracia constitucional,  é absolutamente intangível à ignorância crassa da força bruta. Nem pela barbárie seus juízes se sentirão intimidados”, enfatizou. 

Durante a sessão, também foi exibido um vídeo institucional da reconstrução da sede do STF .

 

 

[Veja]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.