Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito para o cargo de presidente da Câmara.

  • Com 464 parlamentares a seu favor, ele teve em uma vitória confortável, com votação recorde.
  • A disputa foi contra os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (NOVO-RS).
  • Lira terá mais dois anos de mandato no comando da Câmara.

Quantos votos cada deputado recebeu?

  • Arthur Lira (PP-AL): 464
  • Chico Alencar (PSOL-RJ): 21
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS): 19
  • Votos em branco: 5.

Recado ao governo

Antes da votação, Lira disse não querer ser subordinado ao governo do presidente Lula (PT).Lira também defendeu a liberdade de expressão, mas rebateu o uso desse argumento contra a democracia. "Faço a defesa firme do nosso sagrado direito à liberdade de expressão, desde que não represente uma ameaça ao único regime que nos concede esse direito, que é a nossa democracia", disse.

Principais pontos do discurso

  • "Quero destacar aqui que, se o Plenário fala pela vontade da maior parcela de deputados, se eleito, jamais concordarei passivamente com a invalidação de atos, por recursos da minoria, em Tribunais Superiores";
  • "Se eleito, quero estabelecer com o Poder Executivo não uma relação de subordinação, mas um pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas, a partir da escuta cuidadosa de opiniões e sugestões de nossas comissões";
  • "Faço uma defesa firme do nosso sagrado direito à liberdade de expressão, desde que isso não represente uma ameaça ao único regime que nos concede esse direito: a democracia".

Acertos pela candidatura Lira conseguiu costurar apoios das maiores siglas da Casa, inclusive do PT. O chefe da Câmara pediu o suporte do presidente Lula (PT) em troca de ajuda na aprovação da PEC da Transição para manter o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família, uma das principais promessas do petista durante a campanha eleitoral. Na semana passada, o alagoano fez gestos de aceno aos membros da Câmara para que conseguir apoio. Ele concedeu uma série de benefícios aos parlamentares. Entre as medidas, estão o dobro do valor do auxílio-moradia, reajuste na verba para gasolina e mais gastos com passagens aéreas.

[UOL]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.