Idosos são feridos à terçadadas pelo próprio neto

 

Thais Farias

 

Um casal de idosos quase foram mortos na noite dessa sexta-feira, 14, depois de serem ferido a golpes de terçado pelo próprio neto. Joaquim da Paz Lima, 72 anos, e Maria Nilsa da Silva, 76, moradores de uma colônia situada no quilômetro 17 da estrada Transacreana ficaram gravemente feridos.

O neto, identificado como Emerson, desferiu vários golpes de terçado na cabeça do avô, e ainda atingiu as duas mãos de sua avó.

Segundo relato dos idosos aos sosocrristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o rapaz sofre de problemas mentais e teria saído a poucos dias do Hosmac.

Conforme paramédicos do Samu, Joaquim foi ferido com sete golpes de terçado na cabeça e sua esposa, Maria, teve as duas mãos cortadas. O casal de idosos foi atendido pelo Samu e  levado para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco para melhores avaliações.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.