Lília Camargo
Um vídeo que passou a circular nas redes sociais na noite desta sexta feira (02,) com duração de pouco mais de um minuto, direcionado a agentes penitenciários lotados no Presídio de Senador Guiomard (QUINARI) vem causando espanto e grande repercussão entre os internautas.
Em meio a uma mata fechada sem localização precisa, aparecem dois homens encapuzados com suas próprias camisas, armados e com uma lista na mão, contendo nomes de dez agentes penitenciários que fazem plantões no presídio do Quinari, que eles ameaçam de morte caso não mudem sua conduta perante os presos daquele complexo.
Eles afirmam que “seus manos”, ou seja, os presidiários estão sendo reprimidos e mal tratados dentro do presídio pelos agentes citados e alertam que se não pararem a “pagar de doidão para cima de seus manos” eles irão matá-los do lado de fora do presídio.
Enquanto um deles de colete a prova de balas lê os nomes dos 10 agentes marcados para morrer, o outro manuseia uma arma longa e a cada nome citado uma simulação de disparo é feita na intenção de amedrontar os carcereiros e mostrar o seu potencial de fogo.
Através desse vídeo, não é difícil perceber que mesmo dentro de celas, os presos têm fácil acesso a comunicação com criminosos do lado de fora e mostram de forma clara às autoridades de segurança do Estado, bem como à população acriana, que o crime trabalha de forma organizada.
Em contato com o Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques, ele fala que o vídeo é uma prova cabal de que o sistema prisional acreano está caótico e falido e quer ver se a partir de agora, os representantes da segurança do Estado ainda vão continuar afirmando com precisão que as ameaças de morte sofridas pelos agentes não tem relação com facções criminosas.