Hermes: operação da PF apura crimes eleitorais de fraude em prestação de contas em Cruzeiro do Sul

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (31), a operação Hermes para investigar crimes eleitorais na cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

As investigações começaram após denúncias recebidas pela PF no período eleitoral de 2022. Conforme a polícia, a apuração apontou que candidatos a cargos políticos estariam usando uma gráfica da cidade para fraudar as prestações de contas eleitorais e desviar dinheiro do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral).

Durante a operação, foram mobilizados 12 policiais federais para o cumprimento das ordens judiciais. Ainda segundo a PF, os investigados podem responder por crimes eleitorais e lavagem de dinheiro e as penas podem ultrapassar os 10 anos de prisão, caso sejam comprovados os crimes.

 

[G1]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.