Polícia Penal frustra mais um plano de fuga de detentos no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) frustraram mais um plano de fuga no Complexo Penitenciário de Rio Branco, na tarde desta quinta-feira, 28. Eles encontraram um buraco na cela 9 do pavilhão K, onde 17 presos cumpriam pena.

De acordo com o diretor da unidade, Fagner Souza, durante verificação de estrutura, os policiais identificaram o buraco e isolaram a cela. Os detentos foram transferidos para outra cela e responderão a processo administrativo disciplinar.

“Nós tiramos toda essa semana para fazer uma revista geral nos pavilhões e verificar a estrutura. Conseguimos detectar esse buraco e, na cela, também encontramos cordas e escadas artesanais feitas com lençóis que seriam utilizados na fuga”, explicou o diretor.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, ressaltou o trabalho preventivo dos policiais, o que tem gerado resultados positivos, evitando fugas de detentos. “O trabalho incansável dos nossos guerreiros faz com que resultados como esses sejam alcançados. As constantes revistas e verificações de estrutura durante esse período de pandemia têm feito a diferença na segurança dos presídios”, afirmou.

 

Ascom/Iapen


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.