Polícia Federal suspende atendimento ao público após registrar mais de dez casos de covid-19 na superintendência

Por Marcelina Freire

A Polícia Federal no Acre (PF)  informou no início da tarde desta quarta-feira, 27, que suspendeu o atendimento ao público até a próxima semana. A medida é uma forma de evitar a propagação da covid-19. Segundo informações da assessoria de comunicação da PF, foram registrados mais de dez casos de infeção pelo novo coronavírus nós últimos dias na superintendência da PF em Rio Branco. 

"A Polícia Federal no Acre informa que como medida protetiva contra a disseminação da Covid-19 não realizará atendimento ao público nos dias 27, 28 e 29 de janeiro", diz o comunicado. A polícia federal informou ainda, que os atendimentos agendados serão transferidos para a próxima semana.

Esta não é a primeira vez que a PF suspende os atendimentos por causa da doença.  Em novembro 2020 a PF também suspendeu os atendimentos na superintendência após alguns servidores apresentarem sintomas de Covid-19.  A Polícia Federal porém, não informou a quantidade de servidores infectados. 

O Acre está vivendo uma segunda onda da doença.  A taxa de ocupação dos leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) no estado é de 73%, de acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira, 26 pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre). O número de casos confirmados de covid-19 já somam 46.774, e 856 pessoas morreram por complicações da doença. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.