Polícia Civil cumpre 23 mandados e prende 14 pessoas durante operação Abunã

Nas primeiras horas desta quinta-feira, 24, a Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas – Draco, deflagrou a Operação Abunã e cumpriu 23 mandados judiciais, sendo 11 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Plácido de Castro e Rio Branco e, ainda, em Vila Campinas. Além dos 12 mandados de prisão, duas pessoas foram presas em flagrante delito, sendo uma por tráfico de drogas e outra por posse de arma de fogo, totalizando 14 prisões.

A investigação que durou cerca de cerca de três meses e foi coordenada pelo delegado Odilon Vinhadelli Neto, com participação do delegado Danilo Cesar Regis, titular de Plácido de Castro, e do atual delegado titular da Draco, Pedro Buzolin, apontou indícios de que uma organização criminosa denominada Comando Vermelho estaria atuando nesses municípios, o que levou a polícia a realizar a intervenção e apreender drogas, prendendo os acusados.

Dos 12 mandados de prisão, 9 deles foram cumpridos dentro do complexo penitenciário de Rio Branco. Além desses, foram cumpridos 2 mandados de prisão em Plácido de Castro, 6 buscas e apreensão e 2 mandados de busca e apreensão em Vila Campinas. As demais ordens foram cumpridas em Rio Branco.

Durante a operação foi presa uma liderança de organização criminosa, que possuía mandado de prisão decorrente de uma ação do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Acre.


Agência

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.