Polícia Federal destrói quase meia tonelada de drogas em Rio Branco

Por Marcelina Freire

Foto: PF

Aproximadamente meia tonelada de entorpecentes foi incinerada na manhã desta terça-feira, 23, pela Polícia Federal em Rio Branco. O montante da droga é resultado de apreensões de diversas operações policiais realizadas pela PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM/AC) e Polícia Civil. A incineração foi em uma cerâmica localizada na Rodovia AC-90, em Rio Branco.

A ação de destruição das drogas foi coordenada pela Polícia Federal, com a participação de autoridades representando o Poder Judiciário, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e a Vigilância Sanitária do Acre.

“As drogas são provenientes de diversas apreensões realizadas pela PF, PRF, PM/AC e PC/AC, em virtude de prisões em flagrante delito, assim como em decorrência de operações policiais no âmbito de investigações de repressão ao tráfico de drogas e de combate às facções criminosas conduzidas pela Polícia Federal”, informou a PF.

Ainda de acordo com a PF “Muito embora as apreensões de drogas ocasionam relevante prejuízo aos traficantes, a Polícia Federal tem como diretriz nacional descapitalizar as organizações criminosas voltadas à prática do crime de tráfico de drogas, com o objetivo de desarticular-las financeiramente, expropriando delas todo o patrimônio, bens e valores acumulados com o lucro das atividades ilícitas”


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.