PF faz buscas na casa de servidores e ex-servidores da Aleac suspeitos de fraude em contratos públicos em gestões passadas

Por Marcelina Freire

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na casa de servidores e ex-servidores da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), suspeitos de fraudar contratos públicos nas gestões passadas. A Operação denominada “Operação Res Principis” deflagrada nesta, quinta-feira, 22, visa desarticular o grupo criminoso e cumpre mandados em Rio Branco e em Chopinzinho, no interior do Paraná.

Segundo a PF, estão sendo cumpridos 26 mandados, 25 deles na capital acreana e um no estado do Paraná. No Acre, os mandados estão sendo cumpridos na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC), nas casas de servidores e ex-servidores públicos, bem como de empresários da capital acreana. Além dos mandados de busca e apreensão a Justiça determinou a suspensão dos exercícios das atividades pública de dez servidores da ALEAC.

De acordo com a PF, “a operação é fruto de meses de investigação, que teve início quando membros do esquema criminoso, que agiam fraudando licitações de publicidade da casa legislativa no estado do Acre, buscaram aliciar servidores públicos para que impedissem a atuação dos órgãos fiscalizadores”.

Além disso, eles também praticavam outros crimes dentro Aleac, como “rachadinhas”, contratação de “funcionários fantasmas, concessões indevidas de passagens aéreas, entre vários outros”. Os alvos da operação responderão pelos crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva e ativa e fraude às licitações. Aproximadamente 100 Policiais Federais participam da operação. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.