Criança de apenas um ano morre após se afogar em balde com água em Rio Branco

Na tarde da última quinta-feira (15), um bebê chamado Brayan Rhyan Silva Santos de apenas 1 ano de idade, morreu após se afogar em um balde com água, na residência onde ele morava no bairro Ramal do Pica-Pau, na região do Amapá, em Rio Branco.

De acordo com informações de alguns populares, a Brayan estava em sua residência com a sua mãe, que se distraiu lavando louça, e não viu quando o bebê acabou caindo dentro do balde com água. Quando viu a criança afogada a mãe gritou pedindo ajuda aos vizinhos que ajudaram a tirar a criança do balde, mas a criança tinha muito tempo submersa e já estava sem respiração.

Os vizinhos conseguiram ligara para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e o médico que estava de plantão conseguiu ensinar pelo celular uma vizinha a fazer a reanimação cardiopulmonar na criança que depois de alguns minutos voltou a respirar normalmente.

Uma ambulância chegou ao local e levou a vítima ao pronto-socorro de Rio Branco, que chegou em estado de saúde grave e morreu na sala de emergência pediátrica.

O corpo da criança foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde irá passar por exames cadavéricos. A família da Brayan registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Flagrantes (Defla), onde prestou esclarecimento a autoridade policial.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.