PGR pede inquérito contra Kajuru por ataque a Gilmar Mendes

Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito policial para investigar a prática de calúnia por parte do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) contra o ministro Gilmar Mendes. O crime teria sido cometido durante uma entrevista realizada pelo parlamentar em agosto de 2020 à Jovem Pan. A PGR também solicita apuração para saber se as declarações se encontram ou não protegidas pela imunidade parlamentar.

Durante a entrevista, o senador acusou Gilmar Mendes de receber dinheiro de parlamentares investigados na operação Lava Jato, supostamente lavado por meio de palestras. “Isso é venda de sentença, isso é para liberar, para não botar na cadeia gente safada, canalha, da qualidade Aécio Neves (PSDB-MG), do ex-Governador do Mato Grosso Sinval, porque esses dois têm gravação, esses dois é batom na cueca, cem a gravação deles conversando com o Gilmar Mendes, outros não tem gravação mas tem essas provas” declarou.

Para a PGR, “a natureza dessas declarações implica a possível prática de infração penal contra a honra, sendo necessária a elucidação do contexto de tais expressões para a compreensão da sua ligação com o exercício do mandato e o seu alcance pela imunidade material parlamentar”. O pedido de inquérito por parte da PGR foi fruto de uma representação protocolada pelo próprio ministro Gilmar Mendes após a realização da entrevista, que permanece disponível no YouTube. O ministro Roberto Barroso foi sorteado para analisar o pedido, mas a questão se encontra nas mãos da ministra Rosa Weber, vice-presidente do STF, até o fim do recesso judiciário.

[Congresso em foco]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.