Polícia Civil participa do projeto Escola Segura, em Bujari

No último sábado, 9, a Polícia Civil realizou a primeira edição do projeto Escola Segura, com palestras educativas para pais e alunos da Escola Estadual São João Batista, em Bujari. A iniciativa, que é base do projeto PC na Escola, criado e desenvolvido pela Polícia Civil, foi feita a partir de uma rede de integração envolvendo as polícias Civil e Militar, secretaria municipal de Educação, prefeitura do Bujari, Conselho Tutelar, a direção da Escola e a comunidade.

O objetivo é unificar interesses de prevenção, conscientização e não uso de drogas, por meio de palestras e reuniões em escolas do município. As conversas são ministradas pelo delegado Pedro Henrique, com abordagem específica sobre  entorpecentes, uso de drogas, comportamentos, prostituição e valoração da família no contexto social visando aproximar os parceiros na ação dos moradores do município.

Para o delegado Pedro Henrique, um dos coordenadores do projeto, esse trabalho da polícia tem foco na prevenção. “O Escola Segura é uma das ações da Polícia Civil voltada para conscientização dos jovens. Como delegado no município, minha preocupação não é somente  cumprir minha obrigação, é também ajudar na parte de conscientização dessas jovens, que tem um futuro brilhante pela frente”, observou.

“Essa iniciativa tem como principal objetivo aproximar a Polícia Civil da comunidade, e é de nosso interesse que a população tenha essa um protagonismo maior, no qual todos ganham. Essas ações demonstram também a integração dos órgãos governamentais, além de contar com a parceria do município, o que nos deixa bastante satisfeitos”, destacou o secretario de Estado de Polícia Civil, Carlos Flavio Portela.

Agência

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.