Iapen distribui máscaras compradas com recursos do Tribunal de Justiça do Acre

Como medida de prevenção à Covid-19 no ambiente prisional, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) vem distribuindo, aos servidores do órgão, máscaras de blindagem do rosto com óculos de proteção esterilizável. A compra do material é fruto de recursos financeiros advindos de penas pecuniárias e disponibilizados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ/AC).

O aporte financeiro liberado pelo TJ diz respeito à resposta de um projeto elaborado pelo Iapen solicitando o montante de R$ 7.500,00. A destinação do valor considera o artigo 13 da resolução 62/2020 do Conselho Nacional de Justiça, que recomenda aos magistrados que priorizem a destinação de penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição dos equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de prevenção.

O projeto apresentado pelo Iapen tem como objetivo a aquisição de máscaras para blindagem do rosto com óculos de proteção esterilizável em PVC transparente, para os servidores da instituição que trabalham nos estabelecimentos penais do Acre, alcançando 1.560 profissionais.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, destaca a relevância do projeto para o fortalecimento das medidas adotadas pelo Iapen e a parceria com o Tribunal de Justiça do Acre na disponibilidade dos recursos. “Destaco aqui o reconhecimento e agradecimento ao Tribunal de Justiça. Certamente isso dará mais segurança aos nossos servidores que estão na linha de frente, atuando no combate à Covid-19”, disse.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.