Sete são presos pela Polícia Federal em operação de combate ao narcotráfico

ASSESSORIA

A Polícia Federal deflagrou a operação ARTEMIS, com o objetivo de desarticular determinada organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e crimes violentos nos estados do ACRE e Mato Grosso do Sul. Na ação foi presa em Campo Grande umas das principais lideranças dessa facção, cuja atuação se dá na região norte do país.

A operação conta com cerca de 40 policiais federais, que cumprem 17 ordens judiciais, sendo 10 de busca e apreensão domiciliar e 7 de prisão preventiva contra integrantes da organização criminosa. Apenas um não foi localizado e encontra-se foragido.

As investigações tiveram início em 2020 após a apreensão de 12kg de skunk (uma maconha com alto teor de THC e que causa dependência com muito mais rapidez) proveniente do Peru e revelaram que nos últimos meses a organização criminosa movimentou pelo menos 800kg de entorpecentes.

A Polícia Federal reforça que a atual pandemia não afetou as investigações e ações da instituição nos crimes de sua atribuição, mas que esta diligência policial foi cumprida em total observância às orientações da ANVISA, sobretudo o uso de equipamentos de proteção individual para resguardar a saúde dos policiais e dos investigados.

A investigação conduzida pela Polícia Federal no Acre foi chamada de “Artemis” - que na mitologia grega significa a Deusa da Caça - em alusão ao principal investigado e líder do PCC no estado, o qual é conhecido como “Caçador”.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.