Competição de tiro abre programação voltada para os servidores do Iapen

Em comemoração ao mês voltado para o servidor, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) iniciou nesta sexta-feira, 8, uma programação específica para os integrantes do órgão. A primeira ação foi uma competição de tiro esportivo que envolveu 20 competidores no estande de tiro do Complexo Penitenciário de Rio Branco. As atividades são organizadas pelo Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp) e buscam envolver profissionais do quadro técnico, administrativo e operacional. No caso da prova de tiro, o Iapen contou com a parceria da empresa Tapiri Caça e Pesca, que doou uma carabina 5.5 para premiar o primeiro colocado.

Os troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar foram entregues para os policiais penais João Paulo de Souza, Avilmar Cavalcante e Manuel de Souza, respectivamente. O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, ressaltou a importância das atividades voltadas aos servidores penitenciários. “A carga de trabalhos dos nossos profissionais é muito pesada e estressante. Esse tipo de ação ajuda a reduzir esse estresse, além de proporcionar momentos de confraternização entre os companheiros de trabalho”, afirmou. 

De acordo com o coordenador da competição, Mailson Leal, esta é apenas a primeira atividade da programação que continuará neste sábado,9, com um show dog para os filhos dos servidores, em comemoração ao dia da criança. O evento acontecerá no Canil do Iapen, a partir das 8h. Nos dias 19, 20 e 21 será a vez dos servidores participarem de palestras com profissional de biomedicina sobre os cuidados com a pele, sendo os dois primeiros dias na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco e o último na Sede Administrativa do Iapen. Já os peladeiros de plantão, também terão a oportunidade de mostrar a sua arte no torneio de futebol que acontecerá no dia 27, com local a definir.

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.