A Policia Federal em cooperação com a Policia Militar do Acre deflagrou nesta quinta, 5, a Operação “Rapina” com o intuito de combater em Rio Branco as constantes praticas de roubos a mão armada realizados contra Carteiros da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Na operação foram cumpridos em um todo seis mandatos judiciais, todos na capital. Sendo um mandato de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.
As investigações iniciaram em abril de 2022 e ao seu decorrer eles vinham recebendo diversas informações do correios referentes a práticas de roubo contra os seus colaboradores. Levando em conta o que se foi repassado eles perceberam que os assaltantes agiam com muita violência obrigando as vitimas a irem a outro local, onde se juntavam com outros membros da organização, a fim de se apropriar das encomendas que estavam dentro do veículo dos correios.
Devido à forma violenta que o roubo era cometido à operação foi denominada “Operação Rapina” que faz menção a ave predadoras que são popularmente conhecidas por raptar suas presas.
A pena para os investigados pode ultrapassar 15 anos de reclusão, pois os mesmos responderão por três crimes, sendo eles o roubo qualificado art. 157 §2, II e §2-A , I do C do Código Penal e Organização criminosa no qual é previsto no artigo 2 da Lei 12.850 de 2013.