Dcore cumpre mandados e prende 19 por organozação criminosa na capital

A ação coordenada pelo delegado Sérgio Lopes, através da Delegacia de Combate à Roubos e Extorsões (Dcore), cumpriu na manhã desta sexta-feira (04), mandados judiciais que culminaram na prisão de quatro pessoas e mantendo outras 15 no presídio.

A ação se deu no bairro Papouco, Belo Jardim e presídio Francisco de Oliveira Conde (Foc). Os presos em meio à sociedade foram,John Kennedy de Lima Paiva, (23), Weinyr de Souza Dias e Leandro Silva Barroso, de 20 anos.

De acordo com o delegado, os mandados cumpridos hoje fazem parte de um mesmo inquérito que investiga a a atuação de uma determinada facção criminosa nos bairros Papouco, Base e Belo Jardim. Os presos, foram identificados após a prisão de um dos integrantes, Marcos Guilherme Martins da Silva, vulgo "Blade", que tinha em seu celular a relação de pessoas atuantes na organização.

Entre eles, estão suspeitos de assalto, furto, tráfico, roubo, tentativas de homicídio e homicídio.

"Nos prendemos o Blade em setembro do ano passado e através do celular dele nos conseguimos identificar pelo menos 19 pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa, entre eles um menor de 17 anos, além de constatar  a prática de diversos outros crimes, entre eles, a de um homicídio ocorrido em um barranco do bairro Papouco e outro ocorrido no sinal do centro, onde uma jovem foi alvejada com um tio nas costas. É importante salientar que 15 dessas pessoas já estavam no presídio e vamos mantê-las presas e fora do convívio da sociedade", disse Sérgio Lopes.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.