Iapen prorroga suspensão de visitas de presos por mais 15 dias no Acre

Por Marcelina Freire

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) publicou na edição desta quarta-feira, 03, uma nova portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) prorrogando a suspensão de visitas de familiares aos apenados nos presídios do Acre pelos próximos 15 dias.

O documento assinado pelo diretor-presidente Arlenilson Cunha se deu em observação a nova avaliação do Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19 que manteve todo o estado em situação de emergência representada pela bandeira vermelha, em razão do aumento de novos casos e óbitos, além da alta taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com a portaria, as atividades internas vinculadas ao processo de ressocialização, escoltas e saídas externas anteriormente agendadas, com exceção de requisições judiciais, funções essenciais à justiça e inclusões emergenciais serão mantidas.

Além disso, o documento diz ainda que o Iapen mantém durante esses 15 dias os atendimentos de advogados junto aos seus clientes presos, bem como a entrega de materiais destinados às pessoas privadas de liberdade, resumindo-se estritamente, e nos casos excepcionais, os materiais de higiene.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.