EUA: Homem abre fogo em supermercado no Colorado e mata dez pessoas

RFI

Um homem armado abriu fogo em um supermercado de Boulder, no Colorado (EUA), na segunda-feira (22), matando dez pessoas, incluindo um policial. Um suspeito foi ferido e está detido.

Testemunhas disseram que ouviram vários tiros pela primeira vez do lado de fora da loja King Soopers em Boulder, uma cidade de cerca de 110.000 habitantes localizada a 50 km a noroeste de Denver, capital do Colorado (centro-oeste).

Nevin Sloan, que escapou por pouco com sua esposa Quinlan, descreveu o pânico crescente conforme os tiros se aproximavam, com os clientes se perguntando se deveriam ficar escondidos dentro do estabelecimento ou fugir.

Ryan Borowski ouviu pelo menos oito tiros no supermercado. "Quase fui morto por causa de um refrigerante e um pacote de batatas fritas", disse ele à CNN. "Temos a impressão de que não existe mais um lugar seguro."

O chefe da polícia de Boulder, Maris Herold, disse que 10 pessoas morreram. Suas identidades não foram reveladas, exceto a do policial morto, Eric Talley, 51.

"Não me surpreende que ele tenha sido o primeiro a chegar", disse o pai do policial, Homer Talley, ao canal local KUSA. Ele acrescentou que seu filho "amava sua família mais do que tudo".

Um suspeito, ferido durante a intervenção policial, foi preso, disse o promotor Michael Dougherty.

Motivos ainda desconhecidos
Imagens ao vivo mostraram um homem branco, sendo levado pela polícia para fora da loja. Com as mãos algemadas nas costas, parecia ferido na perna, com vestígios de sangue.

Um suspeito atualmente sob custódia é a única pessoa "gravemente ferida nesta fase", disse o comandante da polícia Kerry Yamaguchi, sem confirmar que o suspeito era o homem nos vídeos, nem dar detalhes de seus motivos.

De acordo com a mídia norte-americana, o homem estava equipado com um fuzil de assalto do tipo AR-15.

Os policiais foram ao local "poucos minutos" após serem alertados da presença de um atirador no estacionamento do supermercado e "muito rapidamente" entraram no supermercado onde ele se refugiou, segundo o Yamaguchi.

Dezenas de policiais, incluindo unidades especiais fortemente armadas, cercaram o supermercado.

Veículos blindados foram posicionados na entrada da loja. Meia dúzia de policiais equipados com rifles de assalto foram então içados para o telhado da loja usando a escada de um carro de bombeiros.

O governador do Colorado, Jared Polis, condenou o "assassinato absurdo".

O Colorado já foi palco de dois dos piores assassinatos em massa da história americana. Em 1999, dois adolescentes mataram 12 colegas de classe e um professor em sua escola de segundo grau em Columbine. E em 2012, um homem fortemente armado matou 12 pessoas em um cinema em Aurora.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.