Biden é eleito presidente dos EUA

Catraca Livre

Joe Biden acaba de ser declarado o mais novo presidente dos Estados Unidos neste sábado, 7, de acordo com projeções realizadas pela rede de notícias CNN. No país não há TSE (Tribula Superior Eleitoral), portanto os cálculos costumam ser feitos pela mídia.

Biden torna-se o 46º presidente da história americana. O republicano Donald Trump foi derrotado pelo democrata após resultado de seu estado natal, a Pensilvânia.

O novo presidente tem 77 anos de idade e 50 de vida politica. Já Trump tem declarado que não aceita um resultado de derrota e vai à Suprema Corte para interromper a contagem de votos.

A eleição de Biden até o momento se dá com ao menos 273 votos no Colégio Eleitoral, sendo que era preciso pelo menos 270 para declarar vitória. Essa eleição foi marcada com números recordes de participação popular.

Em sua rede social, Biden postou “América, estou honrado por você ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a você o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que você colocou em mim.”

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.