Acre vai receber audiência sobre novo Marco Regulatório do Licenciamento Ambiental

Por Wanglézio Braga

O Senado Federal realizará no dia 31 de maio de 2019 uma Audiência Pública no Acre para debater a criação do novo marco regulatório do licenciamento ambiental. A Lei Geral estabelece normas para o licenciamento de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação do meio ambiente e institui a avaliação ambiental estratégica (AAE).

O PL 168/2018 vai ser discutido com diversos órgãos ambientais tanto do governo federal quanto estadual. A audiência vai ocorrer no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A matéria é de autoria do senador de Rondônia, Acir Gurgacz (PDT). O senador Sérgio Petecão (PSD) solicitou por meio de Emenda, via requerimento na Comissão, a participação dos legisladores do Congresso Nacional no evento.

O PL tem a relatoria do próprio senador Petecão e foi apresentado ao colegiado em dezembro passado, mas a votação foi adiada para este ano.

Petecão cita um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontando que o licenciamento ambiental é regido hoje no país por mais de 27 mil normas, somando as federais e estaduais. O estudo indica que, nos estados, o prazo para a obtenção da licença, exige três fases de análises e pode chegar levar quase sete anos.

Foram convidados para o evento, representantes do Instituto do Meio Ambiente do Acre, do IBAMA, Embrapa, Federação das Industrias, da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado do Acre além da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio, do Setor de Extrativismo, das Cooperativas de Marceneiros, da Secretaria de Meio Ambiente, da Frente Parlamentar da Agropecuária, da Comissão Legislativa de Agricultura, Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, Ciências e Tecnologia, e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.