Governo inicia força-tarefa contra desmatamentos e queimadas em 2018

Em reunião na Casa Civil na manhã desta quinta-feira, 19, o governo do Estado iniciou, de forma preliminar, a criação da força-tarefa contra desmatamentos e queimadas, unindo Ibama, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e diversos órgãos estaduais e municipais.

Todos os anos, cerca de 40 instituições coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) unem forças durante o período de seca no Acre para um importante trabalho de combate às queimadas e ao desmatamento.

Com o Acre assumindo o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2020, este ano o governo prepara uma forte ação com campanhas educativas e o lançamento em maio dos Planos de Gestão de Riscos Ambientais e de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais.

“Estamos entrando no período mais crítico a partir de maio e os órgãos já estão se movimentando. O governador Tião Viana nos determinou que já nos adiantássemos e hoje foi nossa primeira reunião, interagindo órgãos federais, estaduais e da capital, para que a gente possa combater o desmatamento e queimadas, valorizando aquilo que temos de destaque, que é a produção sustentável”, conta o secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus.

Só de 2004 a 2017, a taxa de desmatamento ilegal no Acre reduziu 66% por meio das políticas públicas do governo. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a redução no Acre, de agosto de 2016 a julho de 2017, foi de 32%. O levantamento faz uma comparação com o período anterior: 2015/2016.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.