Oficina Pedagógica de Saúde e Meio Ambiente na Escola abre vagas para professores

Agência

Saúde Planetária é tema do evento integrante da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Estão abertas as inscrições para a 10° Oficina Pedagógica de Saúde e Meio Ambiente na Escola, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A programação, com o tema “Saúde Planetária”,  é voltada aos professores de escolas públicas e privadas de todo o país. O encontro online será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2020, das 10 às 12h, e será transmitido ao vivo por meio da plataforma Zoom.

Integrante do projeto educacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), a  iniciativa tem como finalidade estimular ações, projetos e atividades educativas para professores e alunos da educação básica do 6° ao 9° ano do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio regular, incluindo a Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Os professores são responsáveis pelas inscrições dos trabalhos desenvolvidos por seus alunos. Caso o projeto tenha sido desenvolvido em grupo, apenas um docente pode ficar responsável pela inscrição.

As inscrições podem ser realizadas nas seguintes modalidades educacionais: Produção Audiovisual, Produção de Texto ou Projeto de Ciências. Entre os pré-requisitos, o projeto deve ter seu período de desenvolvimento entre 2019 e 2020. O processo de avaliação dos trabalhos é divido nas etapas regionais e nacionais.

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as programações das oficinas pedagógicas online têm ocorrido quinzenalmente desde junho de 2020 e, de acordo com o cronograma, estão previstas até dezembro deste ano.

Nesta décima edição, a oficina pedagógica oferta 300 vagas para profissionais da educação de todas as áreas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico olimpiada.fiocruz.br/oficinas. Ao final todos os educadores receberão certificado de participação.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.