Trilha Chico Mendes é apontada como uma das mais interessantes do mundo

O blog de turismo Escalando apontou a Trilha Chico Mendes, no Acre, como uma das 15 mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza).

O site levou em consideração quesitos como beleza panorâmica e a distância percorrida, apontando trilhas conhecidas mundialmente, como a de Córsega, na Itália, Rota Laugavegurinn, na Islândia, e Travessia do Himalaia, no Nepal, entre outras.

Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Caminhos de Chico Mendes se inicia em Xapuri, atravessa seringais e colocações entre os municípios de Xapuri, Assis Brasil e Brasileira.

O percurso, que tem 90 quilômetros de extensão e é feito numa média de cinco dias, foi inaugurado recentemente, dispondo aos visitantes a exuberância da natureza e contato com a realidade de quem vive dentro da reserva extrativista, considerada modelo de sustentabilidade.

“A travessia visa fomentar o ecoturismo na unidade de conservação, beneficiando as comunidades que vivem e produzem na Reserva Chico Mendes. O reconhecimento do potencial turístico da trilha por parte de um respeitado blog mostra que o Acre tem muito a oferecer neste segmento”, diz a secretária estadual de Turismo e Lazer, Rachel Moreira.

Um dos responsáveis pela sinalização da trilha, Carlos Alberto Araújo conta que a Caminhos de Chico Mendes é a primeira a ganhar esse tipo de destaque na Amazônia. “Isso nos deixa muito feliz, mas principalmente deve inspirar outros lugares a desenvolverem outras trilhas e caminhos. O interessante daqui é que, além de ser dentro da Floresta Amazônica, a visita ainda proporciona contato com as histórias ricas e interessantes das pessoas que vivem no lugar, e isso é o que deixa a experiência ainda melhor”, afirma.

O blog ainda aponta alguns outros atrativos do local: “A Trilha de Chico Mendes pode proporcionar uma imersão única para quem deseja conhecer mais sobre a fauna e flora da Amazônia. Por estar próxima da fronteira com o Peru e com a Bolívia, é possível ver espécies que usualmente somente são conhecidas em livros escolares como o porquinho do mato, o veado campeito, o macaco prego, a queixada e a anta”, diz Luciano Fernandes, autor da publicação.

Informações turísticas

A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri. O primeiro ponto de parada para almoço é na Colocação Paraguaçú. O local é apropriado para almoço, descanso em redes e lazer. Possui um salão com mesa de sinuca rodeado por árvores.

O trajeto ainda passa pelas colocações Revolta 01, Cariri, Boa Vista, São Domingos, Paraíso, Alto Alegre e Zé Costa.

A trilha conta com sinalizações direcional, confirmatória, calmante e indutiva. Para que tiver interesse em fazer o percurso, basta entrar em contato com o ICMBio por meio do telefone (68) 3224-3749 ou no site www.icmbio.gov.br.

 

Agência

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.