Secretaria de Meio Ambiente promove curso sobre gestão de recursos hídricos

No Acre, a gestão dos recursos hídricos é política de governo, executada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). É através do Plano Estadual de Recursos Hídricos que o governo tem consolidado ações nessa área, a exemplo das capacitações ofertadas aos membros da sociedade civil e instituições públicas, que atuam nas unidades de gestão.

Na última semana, técnicos, professores, coordenadores e gestores de Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano participaram do curso de Gestão de Recursos Hídricos e Formação de Organismo de Bacia, promovido pela Sema, com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA).

“Temos realizado muitas ações de implementação do nosso plano, uma dessas ações é a articulação entre os usuários, sociedade civil e governo, como forma de fortalecer o nosso Sistema Estadual de Recursos Hídricos”, salientou a chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos da Sema, Maria Antônia Zabala.

Durante o evento, os participantes receberam informações mais aprofundadas sobre o papel das Unidades de Conservação na proteção das águas, Programa de Regularização Ambiental (PRA), Licenciamento e Outorga de Recursos Hídricos, Sistema de Incentivo aos Serviços Ambientais (Sisa), entre outros temas relativos à área como: conceito de água no Brasil e como se estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos.

O debate contou com a contribuição do cientista e pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Doutor Foster Brown, que ministrou palestra sobre “Mudanças Climáticas”. A atividade contou com a contribuição do Instituto de Meio Ambiente (Imac) e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.