Atendendo solicitação do vereador Manuel Marcos (PRB), o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, marcou presença na manhã desta terça-feira (8) na Câmara Municipal de Rio Branco. Batistela foi convocado para ser ouvido por membros da Comissão de Fiscalização do Atendimento Bancário.
Com a precariedade do atendimento nas unidades bancárias da capital, Rio Branco, a população tem buscado apoio dos vereadores para mudar a realidade, surgindo assim a necessidade de uma ação por parte dos parlamentares.
Convidado pelos vereadores para ajudar a mudar a realidade do atendimento bancário a clientes e usuários, Batistela falou durante quase duas horas da problemática existente nas unidades bancárias, pedindo ajuda aos vereadores para que seja cumprida a Lei das Filas dentro das agências.
Batistela afirmou que a cada fechamento de balanço financeiro anual das instituições instaladas no país, elas conseguem alcançar lucros astronômicos à custa do suor dos bancários e do sofrimento dos clientes e usuários. O sindicalista criticou ainda à postura das instituições de crédito, que, a cada ano optam pela redução dos postos de trabalho dentro das unidades, prejudicando ainda mais a qualidade do atendimento.
Por fim, o dirigente sindical ainda criticou os correspondentes bancários. Segundo ele, além de precarizar a mão de obra, pagando baixos salários, essas empresas não oferecem condição de trabalho e segurança. O dirigente lembrou que o papel do Sindicato não é o de apenas reivindicar melhores condições de trabalho, segurança e salários à sua categoria, mas também o de lutar por qualidade no atendimento aos clientes e usuários, além de brigar por menores taxas de juros no mercado.
O vereador Manuel Marcos (PRB), presidente da comissão, chegou a questionar a funcionalidade ou não de um órgão municipal fiscalizador da Lei das Filas. O parlamentar deixou claro que é necessária a existência da fiscalização para que a Lei seja realmente cumprida dentro das agências bancárias.
Outro a falar do assunto foi o vereador Marcelo Jucá (PSB). Segundo ele, a parceria entre a Câmara Municipal de Rio Branco e a direção do Sindicato dos Bancários do Acre será importante para criar alternativas jurídicas para a melhoria do atendimento bancário nas agências bancárias de Rio Branco.
A Comissão de Fiscalização do Atendimento Bancário, instalada pela Câmara de Vereadores de Rio Branco, é composta pelos vereadores Manuel Marcos (presidente), Juracy Nogueira (vice-presidente), Raimundo Vaz (relator), Rabelo Góes e Marcelo Jucá (membros).

Vereadores e Sindicato querem cumprimento da Lei das Filas

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.

Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.

Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.