Trabalho de escavação e drenagem segue nas obras do Shopping Popular

As primeiras estacas e a linha de drenagem são parte das fundações da construção do Shopping Popular, e depois de ajustes, estão adequadas ao cronograma do projeto. A drenagem tem 140 metros de extensão e capta as águas da chuva desde as proximidades da empresa Azul Piscina, na Avenida Brasil, passando pela área do shopping até ser lançada no Igarapé da Maternidade, que deságua no Rio Acre.

As estacas estão sendo abertas a cerca de 13 metros de profundidade. Mais de 400 estacas devem ser escavadas e para acelerar o trabalho a empresa responsável instalou duas perfuratrizes do tipo Strauss estão fazendo o serviço.  “Seguimos fazendo o trabalho de fundação”, informou o engenheiro fiscal da obra, Alan Jones. Depois de abertas, as escavações são preenchidas com concreto.

Obras de R$17,3 milhões, o Shopping Popular terá cerca de 450 boxes divididos em três andares e será construído ao lado do Terminal Urbano. Serão 165 box no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins. O empreendimento será erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping.

Além de garantir mais clientes para os empresários, o Shopping Popular também deverá se tornar uma referência para as pessoas que visitam Rio Branco em relação ao artesanato, alimentação e vestuário regional, podendo criar até 1.350 empregos diretos e indiretos, fortalecer a economia popular, criando um espaço adequado para comercialização de produtos regionais e locais.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.