Rio Tarauacá apresenta sinais de vazante

 

Na aferição desta manhã, o Rio Tarauacá apresenta 10,21 metros. Desde a última medição, realizada na noite de quarta-feira, 19, decresceram 70 centímetros. Com a vazante, as atividades de remoção se estabilizaram, mas como o rio permanece acima da cota de transbordo, as famílias permanecem nos abrigos.

O decreto que reconhece o estado de emergência foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 19. A representante da Defesa Civil Municipal, Raimunda Augusto, informa que ainda há águas nas ruas, mas que estão se preparando para a etapa de limpeza das casas. Todavia, permanecem os atendimentos da assistência social e de saúde. Além disso, equipes foram enviadas para a identificação de famílias na zona rural do município.

“O rio está apresentando vazante, mas a ajuda e solidariedade devem aumentar em virtude das consequências da cheia”, afirma o prefeito Rodrigo Damasceno. Em Rio Branco, os pontos de arrecadação de donativos para as famílias atingidas são: Corpo de Bombeiros, Sepmulheres e Polícia Militar. Estão sendo arrecadados principalmente alimentos não perecíveis, água potável e produtos de limpeza. [Agência deNotíciasdo Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.