EMURB avança com manutenção viária em corredores estruturantes e ramais de Rio Branco


 
A Empresa Municipal de Urbanização  de Rio Branco (EMURB)  vem aproveitando os dias de sábado para avançar nos serviços de manutenção viária da cidade. E pela manhã desta sábado, 16,  o presidente da EMURB, Jackson Marinheiro, esteve nos bairros Esperança, Bosque e Morada do Sol onde estão sendo realizados serviços de melhoria viária nos corredores estruturantes.
 
Na rua Hugo Carneiro, Jackson Marinheiro encontrou-se com um dos moradores mais antigos da região, Antônio Francisco da Silva, o Baé, que elogiou o esforço da Prefeitura em dotar os principais corredores de condições de trafegabilidade, mas principalmente sua rua, onde vive há mais de 60 anos. “Aqui temos a agradecer porque havia muito tempo nossa rua precisava dessa melhoria”, disse Baé.
 
A EMURB atende a determinação do prefeito Marcus Alexandre e não desperdiça nem um minuto de sol para realizar os serviços que atendem objetivamente todo o conjunto da população. O trabalho aos sábados, antes não muito comum, virou rotina no expediente da Prefeitura de Rio Branco. Os trechos atendidos com tapa-buracos geralmente são de grande movimento de veículos e como a operação é feita aos sábados os transtornos ao trânsito são bem menores.
 
Os trabalhos de recuperação estão sendo realizados através de uma parceria entre a EMURB e o Governo do Estado. A EMURB tem trabalhado diuturnamente com todas as suas equipes para melhorar as vias da cidade, principalmente os corredores de ônibus.
 
Por isso, o prefeito Marcus Alexandre considera importante aproveitar cada minuto deste verão para chegar ao maior número possível de moradores com todos os serviços que o município pode oferecer em infraestrutura. Além dos finais de semana, a recuperação de rua e calçadas, além da pavimentação de muitas vias está sendo realizada no período noturno para não atrapalhar o trânsito durante o dia. O trabalho noturno traz comodidade às pessoas, já que, assim como nos sábados,  diminui o fluxo de veículos.
 
Não apenas as lideranças comunitárias como os moradores enalteceram a motivação do prefeito Marcus Alexandre em caminhar pelas ruas verificando a qualidade do serviço e de ouvir as demandas da população. A EMURB, lembrou Jackson Marinheiro,  enfrentou  o rigoroso inverno de 2014 com muito trabalho e presença constante nos corredores estruturantes, os quais dão acesso às grandes vias e agora no verão pode realizar, além desses mesmos serviços, obras que demandam terraplanagem e movimentação de solo –impraticáveis durantes as chuvas.
 
Asfalto no Cabreúva em fase final e presença forte na zona rural
 
Neste sábado, a EMURB esteve no Loteamento Cabreúva, onde já concluiu 80% das oito ruas que demandam pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD). Antes, a EMURB realizou uma grande intervenção em drenagem, o que, somando-se ao pavimento, impõe fim aos problemas ocasionados pelas chuvas.
 
Há frentes de manutenção viária  também na Rua Boa Ventura, no bairro Vitória;  Rua Beija Flor, no Areal; Rua Flaviano Melo, no Tancredo Neves; intervenção em uma lombada, no Beco do Gandola, no Esperança; na Rua Floriano Peixoto, no Centro, com recuperação de talude e terraplanagem; na Travessa  Cavalcante, no bairro da Glória; Travessa Maracanã, no Alto Alegre; Rua São Salvador, onde há intervenção de drenagem em um canal do bairro da Glória; na Rua Principal do Caladinho I; melhoria de ramais no Polo Geraldo Fleming;  manutenção viária nos Loteamentos  Rosa Linda e Santo Afonso; drenagem no Loteamento Carandá; execução de caixa  PV para drenagem de águas da chuva na Rua Esperança; no Caladinho; reparação viária na Rua Independência, no Eldorado; drenagem na região da ETA I, na Sobral; drenagem na Travessa São Raimundo, no Bairro da Paz; Rua 11 de Março, nas Placas; correção  de meio-fio e calçada na Avenida  Amadeu Barbosa, no Areal; rede de drenagem na Rua Jaguari, na Nova estação, execução de cerca na Avenida  Ceará, no Centro.
 
Na zona rural a EMURB mantém equipes neste final de semana nos ramais Chapada, Samaúma, Pitanga, Quinoá, Mediterrâneo, Quinoá, Baixa Verde, Palheira, Benfica.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.