Governo monitora cheia do rio e leva apoio a famílias atingidas em Tarauacá

Agência de Notícias

O governo do Acre tem monitorado e acompanhado a cheia do rio, que banha o município de Tarauacá desde seu início por meio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, além de prestar total apoio às famílias atingidas pelas águas, auxiliando aquelas que precisam sair de casa e levando-as para abrigos.

Atualmente, o rio Tarauacá estabilizou nas últimas 12 horas em 10,60 metros de profundidade, mas a previsão é de mais chuva nas cabeceiras e o estado é de alerta. Dois bairros e parte do centro da cidade já foram atingidos pela cheia.

O Corpo de Bombeiros, em parceria com a prefeitura de Tarauacá, já removeu cerca de 15 famílias de casas alagadas, enviadas para o abrigo do Colégio João Ribeiro. No total, 67 pessoas precisaram sair de seu lares até agora.

O governador Gladson Cameli, acompanhado do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, irá até Tarauacá nesta quarta-feira, 30. Ele vai acompanhar de perto as regiões atingidas e levar cestas básicas para as famílias afetadas pela cheia.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.