Alvo de críticas, Prefeita explica de forma clara os motivos para não abrir as atividades na capital

Por Wanglézio Braga

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB) usou as redes sociais neste final de semana para tentar pôr fim às reclamações e indagações que frequentemente surgem em relação às ações para conter novos casos de Covid-19 no município bem como a abertura do comércio e templos religiosos. “Nosso Município segue o Pacto Acre Sem Covid, decretado pelo Governo do Estado e que estabelece um plano de retomada das atividades econômicas, religiosas, culturais, esportivas e de lazer que estão suspensas”, citou.

Sobre a capital, Socorro disse que “Hoje, Rio Branco ainda está na fase vermelha (emergência), que é a mais crítica e, portanto, deve ser a mais restritiva. Para começar o processo gradual e responsável de reabertura, precisamos melhorar os indicadores* e migrar para a fase laranja (atenção). Na sequência, para a fase amarela (controle). E, por último, para a fase verde (cuidado)”.

Também na postagem, a prefeita elencou alguns desafios que devem cumpridos e levados em consideração no caso de pensar em abertura das atividades. “Índice de novas internações, Índice de novos óbitos, Taxa de ocupação de UTIs, Taxa de ocupação de Leitos, Índice de Notificação e Índice de Isolamento Social”, citou.

Por fim, a prefeita diz que tem proposto diálogo com todos. “Estamos dialogando com todas as categorias e trabalhando os protocolos necessários para, de forma segura e responsável, procedermos a reabertura, no momento em que for possível”, concluiu.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.